Seu guia completo para comprar uma bicicleta antiga

Comprar uma bicicleta antiga em segunda mão é a forma perfeita de começar a andar de bicicleta sem esgotar as suas poupanças. Existem muitas opções online e em lojas de bicicletas de segunda mão, mas escolher uma bicicleta que seja adequada às suas necessidades e em boas condições pode ser bastante complicado – por isso aqui estão as nossas dicas…

bicicleta antiga

Nosso guia detalha a melhor maneira de comprar uma bicicleta usada e as armadilhas a serem evitadas. Uma parte fundamental da compra de uma bicicleta usada é determinar o quanto ela é usada. Para ajudar com isso, incluímos uma lista de verificação mecânica para que você não seja pego de surpresa ao comprar uma bicicleta que é esteticamente um ótimo achado, mas que mecanicamente deveria estar no lixo.

Conversamos com o mecânico de bicicletas Chris Burn, da ByCycle – que aluga uma frota de bicicletas usadas – para obter conselhos sobre como encontrar uma máquina de duas rodas que atenda a todos os seus requisitos e não o decepcione.

Embora seguir esse caminho provavelmente seja um pouco mais caro, você se beneficiará ao obter uma bicicleta totalmente reparada e com manutenção – o que é ideal se seu conhecimento mecânico for limitado. Com uma bicicleta em bom estado de funcionamento, você pode acumular quilômetros imediatamente e é menos provável que você tenha custos extras de reparo em breve – portanto, potencialmente mais barato no longo prazo.

Veja a bicicleta pessoalmente antes de comprar
Se você estiver navegando por plataformas online, como o Facebook Marketplace, é muito fácil ser tentado por um corcel lindamente retratado que está a quilômetros de distância. Pedir que a bicicleta seja postada pode parecer uma excelente ideia para ampliar sua área de busca ou evitar o incômodo de uma longa viagem, mas vale a pena o risco?

Chris disse: “Mesmo com as fotos de alta qualidade que podem ser tiradas pelos vendedores em smartphones hoje em dia, as fotos não mostram muita coisa em uma bicicleta. Tudo o que você verá são danos cosméticos que não são tão importantes de qualquer maneira – você precisa de uma bicicleta que possa realmente andar e que esteja em condições de funcionamento. As fotos não revelam se o fone de ouvido está rangendo ou como são as engrenagens.”

Pior ainda é se forem usadas fotos do site da marca em vez das imagens do próprio vendedor. É absolutamente necessário ter fotos que retratem o estado atual da bicicleta.

Peça mais fotos
Não tenha medo de pedir mais fotos do que as que já foram fornecidas no anúncio online. Pode ser útil ver imagens em close da corrente, pneus, freios e outras peças mecânicas, para ter uma ideia melhor do estado atual da bicicleta – para que você esteja mais preparado. Você poderá somar antecipadamente os custos de substituição desses componentes que parecem estar desgastados.

Verifique se foi roubado
Pedir para ver o comprovante de compra é uma boa ideia e você deve verificar se a bicicleta não foi listada como roubada no banco de dados de registro de bicicletas.

Ao procurar uma bicicleta usada, nem é preciso dizer que você estará procurando um negócio decente. Mas – por mais clichê que pareça – é importante lembrar que se algo parece bom demais para ser verdade, então provavelmente é. Simplificando, você não quer comprar uma bicicleta roubada.

Chris disse: “Se ela não foi registrada como roubada, você terá que avaliar a pessoa que realmente está vendendo a bicicleta. Este é outro motivo para ver a bicicleta pessoalmente, para que você também possa ver o vendedor.”

Pergunte ao vendedor por que ele está se desfazendo da bicicleta. Pode haver uma razão legítima para ser barato, além de ter sido roubado ou estar em mau estado. Talvez o vendedor precise de dinheiro rápido para comprar uma bicicleta melhor por um bom negócio, ou esteja mudando de casa e não tenha mais espaço para tantas bicicletas.

Deixe um comentário