Dicas para limpar o banco de carro como um profissional

Comece com aspiração
Aspirar completamente o banco de carro como primeira etapa de limpeza torna o resto do trabalho mais fácil. “Isso não apenas removerá poeira, detritos e pelos de animais de estimação, mas também evitará que você simplesmente os empurre mais fundo no estofamento do assento”, diz Peterson.

Michael Stoops, especialista global sênior em produtos e treinamento da Meguiar’s, recomenda aspirar com uma escova macia para entrar em todos os vincos do assento. Use a ferramenta para fendas do aspirador para alcançar entre o assento e o console, bem como outros locais de difícil acesso.

Não pule os tratamentos de manchas
Sujeira moída, chocolate derretido, manchas de graxa do drive-thru… todos eles conseguem deixar uma marca duradoura nos assentos dos carros. Aplique um limpador de estofamento ou couro suavemente na mancha com uma escova macia. Stoops alerta para não esfregar muito agressivamente o couro para não arranhar a superfície.

Sempre teste um limpador novo (comprado em loja ou feito em casa) em um local escondido para garantir que ele não descolorirá ou danificará o estofamento do carro.

Experimente soluções caseiras
Vá para a cozinha e misture uma solução caseira para limpeza de assentos de carro com alguns produtos domésticos comuns.

Misture duas xícaras de água, uma xícara de vinagre e aproximadamente uma colher de sopa de detergente em um borrifador. Pulverize levemente sobre quaisquer manchas ou pontos especialmente sujos, esfregue suavemente e enxágue levemente com água limpa. Finalize enxugando a mancha com um pano de microfibra para absorver o excesso de umidade.

Mais não é melhor
Use água e limpador com moderação. Esses líquidos podem ser absorvidos profundamente pelo assento, onde não secam facilmente.

Um limpador de espuma seca funciona bem para assentos de tecido porque limpa sem muita água. “Evite usar qualquer coisa que possa saturar os assentos de tecido, molhando a espuma, pois isso pode levar ao crescimento de mofo”, diz Stoops. Além disso, muitos limpadores de espuma a seco vêm com escovas embutidas, tornando a esfrega ainda mais fácil.

Para assentos de couro, use um limpador e condicionador de couro. Peterson sugere prestar atenção a quaisquer vincos nos assentos e pontos onde a pele ou o cabelo entram em contato com o couro.

Limpe de cima para baixo
Com a aspiração e o tratamento de manchas concluídos, prossiga para uma lavagem completa. “Examine cada parte do assento, começando pela parte superior, para que qualquer solução suja escorra”, diz Peterson. Quando seu pincel ficar sujo, Peterson diz para enxaguá-lo em água limpa e agitar para remover o excesso de umidade.

Acerte todas as partes
Além do encosto de cabeça, do encosto e do assento, passe algum tempo limpando os demais componentes do assento, como o cinto de segurança e a fivela. Não se esqueça da frente do assento, onde a parte de trás das pernas bate, e embaixo do assento.

Seque completamente
Planeje deixar os assentos do carro recém-limpos secarem por várias horas ou durante a noite. Peterson diz que você pode acelerar o processo removendo o excesso de umidade com um pano absorvente de microfibra.

Dê considerações especiais para couro
Tenha em mente que os interiores de couro precisam de produtos especiais formulados para couro. Seguir a limpeza com o condicionamento certamente acrescenta uma etapa extra, mas o esforço vale a pena. “Um bom condicionador de couro manterá o couro úmido, evitando rachaduras, ao mesmo tempo que fornece proteção UV para manter a cor”, diz Peterson.

Considere protetores de assento
A limpeza completa e regular manterá os assentos do carro como novos, mas os protetores de assento também ajudam.

“Se você tem um estilo de vida muito ativo e passa muito tempo na praia, ou gosta de correr, ou andar de bicicleta e volta para o carro um pouco suado e sujo, há uma variedade de capas de assento temporárias no mercado que você pode instalar rapidamente antes de sair”, diz Stoops. “Quando você volta para casa, essas capas saem com a mesma facilidade e rapidez com que são colocadas e a maioria pode ser lavada na máquina.”

Deixe um comentário